Hospedagem De Site – O Que É e Como Escolher Uma Usando 5 Dicas

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×

Vamos entender melhor o que é, por que e como contratar uma hospedagem de site, as características de uma boa hospedagem e como usar cinco dicas para escolher uma hospedagem de site.

Hospedagem é um dos fatores fundamentais de um site. Sem uma hospedagem o seu site não funciona.

O que é uma hospedagem de site

Hospedagem de site é onde você hospeda ou guarda informações, imagens, vídeos ou qualquer outro conteúdo relacionado ao seu site. Quando alguém digitar o endereço do seu site ou domínio no navegador de internet, o seu servidor de hospedagem vai exibir prontamente o conteúdo do seu site para essa pessoa.

As empresas que oferecem serviço de hospedagem fazem para seu site algo parecido o que o seu computador faz para você, nele você cria pastas onde guarda informações importantes que podem ser acessadas a qualquer momento.

Quando você contrata um serviço de hospedagem de site ele faz isso com o conteúdo do seu site, só que de forma muito segura.

Visto que as empresas de hospedagem de site guardam informações importantes de terceiros, de você que é cliente, elas obrigatoriamente precisam seguir normas de segurança elevadas, como prevenção contra incêndio, apagões e ficam estrategicamente localizadas em regiões não propensas a desastres naturais.

Por que contratar uma hospedagem para seu site

Você deve contratar uma hospedagem ou usar uma gratuita? Há vários serviços de hospedagem gratuita que você pode usar, mas, não recomendo isso. E você já vai saber o motivo.

Em uma hospedagem gratuita os dados de seu site serão guardados dentro de outro site maior, em algum lugar da internet que você não sabe onde estão. Por se tratar de um serviço gratuito você não tem nenhuma garantia se o seu site vai está lá amanhã.

Imagine você ter dedicado tempo com pesquisas, criação de conteúdo, geração de tráfego, criar audiência e de repente todo o conteúdo do seu site desaparece. Isso seria frustrante. Essa possibilidade não é irreal. E para quem você vai reclamar?

É como construir uma casa no terreno de outra pessoa, corre o risco de perder seu trabalho. Há outras desvantagens de usar um serviço de hospedagem gratuita que não vou mencionar no momento.

Se você vê seu site como um investimento a longo prazo, uma estratégia de como ganhar dinheiro com marketing digital, o melhor é usar um serviço de hospedagem pago. Ali seus dados estarão seguros.

Os principais fatores que você deve levar em conta ao contratar um serviço de hospedagem de site

  • Quantidade de espaço para armazenamento

Trata-se da quantidade de conteúdo que você pode armazenar em disco do seu servidor de hospedagem. Por exemplo, o computador que você usa tem um limite de espaço medido por gigabytes que pode ser utilizado e você não pode ir além. Quanto espaço seu servidor de hospedagem oferece para você?

Encontrar um servidor que atenda este requisito não será um problema, visto que de modo geral os serviços de hospedagem oferecem espaço em disco ilimitado para seus clientes.

  • Tráfego mensal

Tráfego mensal refere-se ao número de acessos que seu site pode receber por mês. Se a quantidade de acessos do seu site ultrapassar a quantidade oferecida pelo seu servidor de hospedagem o site ficará lento ou mesmo com acesso impossibilitado temporariamente.

Os serviços de hospedagens costumam oferecer tráfego ilimitado. Assim quanto mais pessoas acessarem seu site, em vez de ser uma preocupação, será um grande benefício para você.

  • Painel de controle

O ideal é que sua hospedagem disponibilize um painel de controle com fácil navegação. Você vai precisar dele para gerenciar sua hospedagem, criar subdomínios, emails personalizados, entre outras funções.

  • Garantia de uptime

Segundo a Wikipédia, “Uptime traduzido literalmente do inglês como “tempo em atividade”, é a quantidade de tempo que um sistema de computador está ligado e desempenhando atividades computacionais sem descontinuidade deste estado de operação, ou seja, de forma ininterrupta”.

Em outras palavras, é o tempo que seu site fica disponível para acesso. As melhores empresas de hospedagem oferecem garantia de 99,9% de tempo de atividade.

  • Suporte técnico

Um bom suporte é indispensável. É importante haver mais de uma forma para prestar esse suporte, como por exemplo, telefone, chat online, email e que o atendimento seja ágil.

Tenha certeza que uma hora você vai precisar do suporte, e se o seu serviço de hospedagem não lhe oferece um bom suporte, você vai ter problemas. Tome cuidado com este requisito ao contratar um serviço de hospedagem.

Como e qual hospedagem site contratar

Se você fizer uma breve pesquisa na internet vai notar que existem uma grande quantidade de empresas de hospedagem de sites com os mais diferentes preços.

Aqui vou falar de duas empresas de hospedagem de sites que recomendo para seu site.

Uma das empresas mais famosas na prestação desse tipo de serviço é a Hostgator com mais de nove milhões de domínios hospedados, atende bem os requisitos já citados e outros não mencionados. A imagem abaixo destaca alguns recursos da Hostgator.

tela-hostgator-670_400

Outra ótima empresa de hospedagem de site é Hostdime com mais de dois milhões de domínios hospedados nos sete países que atua. Esta é a empresa que eu uso para hospedar os domínios de meus sites e também satisfaz muito bem os requisitos acima citados.

A Hostdime oferece uma grande vantagem conforme mostra a imagem abaixo. Note um detalhe importante indicado pela seta dupla.

tela-hostdime_1-670_450

Aqui você pode hospedar até cinco domínios, cinco sites diferentes no plano básico, com espaço e tráfego ilimitados e ter quantos domínios quiser apontando para seus cinco sites.

O suporte é muito bom e o painel de controle de fácil navegação.

tela-hostdime-detalhes-de-suporte-670_400

A hospedagem de seu site é o terceiro passo fundamental no planejamento e desenvolvimento do seu negócio online sólido e lucrativo. Os dois primeiros são a escolha do nicho de mercado e registro de um domínio.

Então agora é com você. Contrate a hospedagem para seu site e proteja seu projeto.

Gostou? Compartilhe!
    0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 0 Flares ×

    Deixe uma resposta

    * Denota Campo Obrigatório